A envergar a camisola amarela desde a 8ª etapa e com três etapas conquistadas, o último dia serviu para consagrar Chris Froome (Sky) como o vencedor da centésima edição da Volta a França.
Numa etapa de 133,5km, o pelotão aproveitou para conhecer o Palácio de Versalhes, antes de ver o pôr do sol nos Campos Elísios, em Paris. Depois de quatro anos consecutivos, a vencer na última etapa, Mark Cavendish (Omega) desta vez não foi o mais rápido. Marcel Kittel (Argos), de 25 anos, mostrou ser um dos sprinters mais temíveis deste momento e conquistou a 21ª etapa, a 4ª na edição 100 do Tour. Num sprint muito renhido, André Greipel (Lotto) terminou em 2º lugar e Cavendish em 3º.
Chris Froome aproveitou para beber champanhe e celebrar a vitória no Tour. Como curiosidade, sempre que uma equipa, neste caso a Sky, fez 1º e 2º lugar na Volta a França, o corredor que terminou na 2ª posição venceu a prova no ano seguinte.
A completar o pódio, Nairo Quintana (Movistar) e Joaquim Rodriguez (Katusha) foram 2º e 3º, respetivamente.
Nairo Quintana, na sua estreia no Tour, além de ter assegurado a camisola da montanha, o que nos últimos 40 anos, só tinha acontecido antes também com dois colombianos, Soler e Bolero, também leva para casa a camisola branca da juventude. O pequeno colombiano tornou-se no primeiro ciclista a obter a classificação da montanha e da juventude no mesmo ano. Com a conquista destas camisolas, Quintana igualou Eddy Mercx em 1969 na vitória de mais do que uma classificação secundária no mesmo Tour.
Já Joaquim Rodriguez é o segundo corredor, depois de Herman van Springel, a terminar no pódio das três Grandes Voltas (Giro, Tour, Vuelta), sem nunca ter vencido uma delas.
Na luta pela classificação dos pontos, Peter Sagan (Cannondale) tornou-se no primeiro corredor a conquistar a camisola verde nas suas duas primeiras participações na Volta.
A Saxo-Tinkoff, a equipa de Alberto Contador e de Sérgio Paulinho venceu a classificação por equipas e Christophe Riblon (AG2R) foi o super combativo desta edição do Tour.
Etapa 21:
1 Marcel Kittel (Ger) Team Argos-Shimano 3:06:14
2 André Greipel (Ger) Lotto Belisol
3 Mark Cavendish (GBr) Omega Pharma-Quick Step
4 Peter Sagan (Svk) Cannondale Pro Cycling
5 Roberto Ferrari (Ita) Lampre-Merida
6 Alexander Kristoff (Nor) Katusha
7 Kévin Reza (Fra) Team Europcar
8 Yohann Gene (Fra) Team Europcar
9 Daniele Bennati (Ita) Team Saxo-Tinkoff
10 Murilo Antonio Fischer (Bra) FDJ.fr

Sem comentários:
Enviar um comentário